Resolving the issue with synchronization in old version

Ayurveda

É o sistema terapêutico tradicional da Índia e reconhecido como um dos mais antigos do mundo. É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como ciência eficaz no tratamento e prevenção de doenças.

Ayurveda significa a ciência (Veda) da Longevidade (Ayur) e Utiliza que usa procedimentos e trabalhos complementares para proporcionar uma vida mais longa e mais saudável às pessoas – tanto física como psicologicamente.

No Ayurveda, investiga-se o metabolismo em cada indivíduo e busca-se o equilíbrio dele com o objetivo de promover um estado de paz e equilíbrio físico e emocional. Na consulta é avaliado a capacidade metabólica/digestiva, conhecida como Agni (explicado no texto do blog*), as qualidades e quantidades dos doshas (perfis/humores biológico), Malas (excretas: urina, fezes e suor), Dhatus (qualidade e quantidade dos tecidos do corpo: plasma, sangue, musculo, ossos, medulas, tecido reprodutivo e imunidade) e o estado de saúde da mente (satwa - tranquila/clara, rajas - agitada, tamas - depressiva). Esse diagnóstico estabelecido será o ponto de partida para definir o tipo de tratamento adequado para cada um em cada frente terapêutica - alimentação, massagens, plantas medicinais adequadas, rotinas de exercícios etc. O tratamento só se inicia após um exame completo no paciente com o objetivo de descobrir o dosha predominante e detectar desequilíbrios. Há três tipos de doshas (Pitta, Vata e Kapha).

Por que é importante equilibrar os doshas?

O desequilíbrio dos doshas, influenciado por fatores externos e/ou internos, pode revelar-se no corpo (por meio de diversas enfermidades) e no psicológico (ansiedade, falta de energia etc). O ser humano em estado de equilíbrio mantém-se em harmonia física e mental, vivencia saúde, desfruta a alegria. A Ayurveda se baseia na harmonia e o bem-estar do indivíduo, por meio de um processo silencioso da mente, em busca da verdade e da plenitude.

Autoconhecimento e renovação

Ayurveda é um processo de autoconhecimento. Uma observação constante dos hábitos e das atitudes, a fim de manter corpo e mente saudáveis. Ao conhecer a filosofia e os caminhos do tratamento ayurvédico, o indivíduo passa também a compreender melhor seu corpo, sua mente, seu comportamento e suas reações. Ao longo dessa jornada, alguns exercícios importantes e constantes para o sucesso do tratamento são: praticar a auto-observação e abrir-se para novos hábitos de vida (e adotá-los). A meditação é uma grande aliada nesse processo.